Posso cancelar um pedido e reembolsar o participante?
Na Pagtickets, te ajudamos a oferecer uma política de reembolso e cancelamento clara e justa para os participantes dos seus eventos.
Aqui está um guia completo sobre como gerenciar o cancelamento e reembolso de pedidos de forma simples e rápida:
Política de Reembolso:
Você mesmo tem o direito de definir uma política de reembolso do evento, e isso deve ser claramente comunicado na descrição do evento ou nos termos e políticas da plataforma.
É fundamental que a política de reembolso do seu evento esteja em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, garantindo aos compradores o direito ao reembolso por desistência em até 7 dias corridos a partir da data da compra.
Cancelamento de Pedidos
Para cancelar um pedido, siga estas etapas simples:
1. Acesse o menu "Participantes" no painel do seu evento, em seguida “Vendas” e clique no “Número do pedido” (em azul).
2. Utilize a busca pelo nome do comprador, e-mail ou número do pedido para localizar o pedido que deseja cancelar.
3. Quando identificar a venda, clique no número do pedido que você deseja cancelar.
4. Você encontrará todos os detalhes do participante. Para realizar o cancelamento da compra, clique no ícone “Cancelar”.
5. Ao selecionar essa opção, você poderá escolher entre duas opções:
Cancelar pedido com reembolso
O valor pago será devolvido de forma automática pelo mesmo meio de pagamento utilizado na compra.
Cancelar pedido sem reembolso
O pedido será cancelado, mas sem estornar o pagamento.
6. Ao escolher a opção ideal para a situação, basta confirmar sua escolha clicando em “Cancelar”.
Métodos de Reembolso:
Os métodos de reembolso variam dependendo do método de pagamento original do participante:
Clicando no ícone "Cancelar", o reembolso dos valores de cartão de crédito e pix serão automaticamente estornados, contanto que você possua saldo na sua conta Mercado Pago/PagBank.
No caso do pix, o reembolso é imediato.
O estorno via cartão de crédito será creditado no mesmo cartão usado na compra, e aparecerá na próxima fatura ou subsequentemente. O prazo depende do ciclo de faturamento do cartão e dos dados do cancelamento.
Já as compras via boleto, você pode fazer o cancelamento seguindo o passo a passo acima e o estorno dos valores manualmente.
Importante:
Não é possível cancelar apenas um ingresso dentro de um pedido. Cancele o pedido original e gere um novo ingresso manualmente para o comprador ou faça o reembolso e oriente ao comprador fazer uma nova compra.
Alerte aos participantes dos seus eventos sobre os riscos de adquirir ingressos fora da plataforma. Indique e sinalize os links de compra dentro da sua plataforma e os pontos de venda autorizados.
Se você tiver dúvidas adicionais ou precisar de ajuda, consulte nossa Central de Ajuda completa ou entre em contato com nossa equipe de suporte. Sua satisfação é nossa prioridade!